Fotos e Fatos Tropicais

Tuesday, December 11, 2007

As corujinhas voltaram!
.
Pela segunda noite seguida as corujinhas-do-mato (Megascops choliba) voltaram, e dessa vez muito mais perto. Ao invés de ficarem no alto da árvore do lado de lá da rua, ficaram numa árvore seca pequena que tem no quintal de trás, a poucos metros da janela do meu quarto!! Minha mulher que viu e me chamou desesperada, hehe... não acreditei quando vi os 3 filhotes alí.
.
Fiquei fazendo fotos literamente sentado na minha cama com a lente pela janela, até as 4:30 da manhã! Deu pra fazer muitas fotos ótimas e conhecer um pouquinho da vida dessas corujas, algumas coisas interessantes como:
.
- A quantidade e variedade de presas que o pai (ou mãe?) trás pros filhotes é impressionante. A maior parte são insetos, em especial baratas, vi ele trazer mais de 10 baratas num espaço de umas 3 horas. Também trouxe duas lagartixas grandes, uma enorme mariposa, uma lagarta e dois gafanhotos.
.
- Aparentemente o pai faz um certo rodízio pra alimentar os filhotes, embora dois tenham se alimentado muito mais que um outro menorzinho que ficou mais isolado num outro galho.
.
- Os filhotes percebem a aproximação do pai bem antes dele chegar no ninho, ficam todos ouriçados e se mexendo pra lá e pra cá.
.
- No intervalo entre as alimentações, os filhotes dormem.
.
- Primeiro eu achei que era só um adulto e 3 filhotes, mas uma hora quando todos estavam na árvore ouvi os chamados de um segundo adulto vindo de um terreno atrás, provavelmente a mãe (ou o pai?). Não vi os dois juntos em nenhum momento.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home